Meditação não é “uma coisa só”: Como descobri qual estilo funcionava para mim.

Confesso que, antes de mergulhar de cabeça nesse universo da consciência, eu tinha um estereótipo muito claro sobre meditação: eu imaginava um monge no topo de uma montanha, sentado em posição de lótus, com a mente totalmente “em branco”.

Mas, ao aprofundar meus estudos na formação de Mindfulness, descobri algo libertador: A meditação não é uma técnica única. Ela é um “cardápio” vasto. Existe um tipo para cada momento de vida, para cada personalidade e para cada necessidade.

Se você, assim como eu, já tentou meditar e desistiu por achar difícil, talvez você só tenha tentado o “sabor” errado para o seu paladar atual.

Hoje, quero compartilhar o que aprendi sobre essas diferentes vertentes e te ajudar a encontrar a sua.

1. Mindfulness (Atenção Plena): Onde tudo começa

Essa é a base do que praticamos aqui. Aprendi que Mindfulness não é sobre esvaziar a mente, mas sobre estar presente.

Tem origem budista, mas foi trazida para a ciência e medicina pelo Dr. Jon Kabat-Zinn (criador do protocolo MBSR). O foco aqui é observar o momento presente — seja a respiração, as sensações do corpo ou os sons — sem julgar se está bom ou ruim.

  • Para quem é: Para quem busca clareza mental, redução de estresse e quer uma prática “pé no chão”, sem necessariamente envolver religião. É a prática de acordar para a vida enquanto ela acontece.

2. Meditação Transcendental (e Mantras)

Diferente do Mindfulness (que observa tudo o que acontece), esse estilo foca a atenção em uma única coisa: a repetição de um som, palavra ou frase (o Mantra).

A ideia é que, ao repetir o mantra, sua mente entra em um estado de “transe” ou relaxamento profundo, transcendendo os pensamentos cotidianos.

  • Minha percepção: É interessante para quem tem a mente muito agitada e precisa de uma “âncora” sonora para não se perder nos pensamentos.

3. Meditações Ativas (Para quem não consegue ficar parado)

Essa foi uma das minhas maiores surpresas! Você sabia que dá para meditar se mexendo?

Técnicas como as meditações dinâmicas do Osho, ou práticas ancestrais como Yoga e Chi Kung, usam o movimento do corpo para liberar energia estagnada. Às vezes, precisamos sacudir a poeira (literalmente!) antes de conseguir encontrar o silêncio interno.

  • Para quem é: Para quem sente muita ansiedade física ou acha impossível ficar sentado por 20 minutos. É meditação em movimento.

4. Visualização e Bondade Amorosa (Metta)

Aqui, usamos a imaginação a nosso favor. Em vez de focar na respiração, cultivamos ativamente sentimentos e imagens. Na prática de Metta (Bondade Amorosa), por exemplo, visualizamos enviar amor e compaixão para nós mesmos e para os outros.

  • Minha percepção: É poderoso para dias em que nos sentimos muito críticos ou desconectados das pessoas. É um “bálsamo” para o coração.

Afinal, qual é a “melhor”?

Durante meus estudos, entendi que não existe a “melhor” meditação, existe a meditação possível para você hoje.

É como escolher uma atividade física: alguns amam correr, outros preferem nadar. O benefício vem da prática, não da modalidade.

Minha sugestão de estudante para estudante? Experimente. Tenha o que chamamos de “Mente de Principiante”. Teste uma semana de Mindfulness focando na respiração. Na outra, tente uma meditação guiada de visualização. O seu corpo vai te dizer onde ele se sente em casa.

E se você quiser começar pelo caminho mais seguro e validado pela ciência, convido você a conhecer o Mindfulness. Foi por onde eu comecei a construir minha “ponte” interna, e é o que ensinamos com profundidade no nosso Programa Âmago.

Increva-se na nossa próxima turma

Baixe nosso áudio guiado gratuito e aproveite para conhecer o Cronograma da próxima turma.

Posts Similares

1 Comentário

  1. Eu aprendi muito sobre meditação.. inclusive controlar meus pensamentos, quem ler este comentário pode surpreender, mas qdo escolho ir dormir, por exemplo, eu simplesmente paro de pensar e durmo em menos de um minuto.
    Gratidão a essa menininha q deixou o interior em busca do seu ideal… E esta navegando com vento em popa como diz na linguagem dos navegantes..
    Parabéns a vc amiga, vc é uma estrela q brilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *