A vida é um estudo.

Seguindo a ideia de compartilhar saberes através da escrita, sinto que ao explicar sobre certos conhecimentos, algumas referências ou palavras podem parecer um pouco estranhas ou até mal compreendidas. Uma delas, seria a do conceito de estudo ou talvez da vida ser um estudo.
Ainda recordo que numa noite a cerca de três anos, estava em uma Cerimônia de Ayahuasca quando compreendi ainda na força, que vida de fato, seria um estudo. Que vim para esse planeta, para apreender e experienciar sobre tudo que me fosse apresentado. Que minha estada aqui, tampouco seria apenas para cumprir um outro objetivo, senão àquele de ampliar minha consciência à respeito do universo, mas também desse planeta, sobre o homem, a natureza, a espiritualidade.

O simples fato, de enxergar as coisa através dessa lente, tornou muitos dos desafios posteriores mais agradáveis, mais suportáveis, e muito mais instrutivos. Seja uma discussão, uma decepção, ou um desafeto, sempre tenho me perguntado o que isso quer me ensinar. Não quero dizer com isso que tudo ficou fácil e não tenho mais medo ou dificuldades de lidar com certas questões, mas que mesmo diante delas, agora não mais fico preso e guardando rancor do que passou. Posso afirmar, que com a prática, muito mais tem sido absorvido, lições me cercam a todo momento e a gratidão se manter mais presente.

Dia desses tive uma experiência que exemplifica bem essa questão: alguém que tenho grande afeto, numa conversa que era para tratarmos sobre ideias, acabou se tornando uma oportunidade para ela desabafar e trazer algumas críticas à meu respeito.
Enquanto vivia isso, senti que estava pronto para reagir, como costumeiramente faria, porém me perguntei qual seria a lição daquela experiência, então senti de apenas ouvir e observar. Receber àquelas palavras e não me identificar com elas. Apenas ouvi-las com atenção e perceber o que poderia significar para minha consciência.
Aos poucos, compreendi que muito do que era dito, falava mais à respeito de quem verbalizava, do que propriamente sobre mim. Aquilo se tornou uma oportunidade de apreender muito sobre quem falava. Seus medos, seus anseios, e suas limitações… com a mente agora tranquila e em paz, finalizamos a conversa agradavelmente pois senti muita gratidão pela oportunidade e não era necessário discussão. A verdade não necessita de argumentos.

Faça esse exercício: ao viver algo que o desafia, olhe com o olhar de estudante, de interesse, de atenção, como o que se o mais importante na vida fosse viver aquele momento, e a partir daí receba sem julgar, mas observe os movimentos e aprenda através dessa observação. Observe o que sente, o que pensa, como aquilo desperta emoções e pensamentos, se gera conforto ou relaxamento, se faz bem, e escolha aprender com isso e mudar de direção se isso for necessário e traga os resultados se sentir que faz sentido.

A vida é um estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho

Voltar ao Topo